Home > Tipos de negócios > Factoring > Como se opera o factoring
 

Como se opera o factoring

 

O ciclo operacional do FACTORING inicia-se com a prestação de serviços, os mais variados e abrangentes, e se completa com a compra dos créditos (dos direitos) gerados pelas vendas mercantis que são efetuadas por suas empresas-clientes.

São 2 Tempos e 2 Componentes
Os serviços de gestão empresarial constituem-se o pressuposto básico da operaçãode FACTORING.
Serviços que normalmente presta uma empresa de FACTORING à sua clientela-alvo, a pequena e média empresa, notadamente do setor produtivo: ajuda a comprar a matéria-prima, a organizar a contabilidade, a controlar o fluxo de caixa, a acompanhar suas contas a receber e a pagar, a fazer o orçamento de custos, a buscar novos clientes, a melhorar o padrão de seus produtos e a expandir as vendas. O Agente de Fomento Mercantil tem de ser o parceiro de suas empresas-clientes com elas mantendo estreito, e até diário, contato. É um profissional polivalente que deve estar preparado para a ampla assistência às suas empresas-clientes, possibilitando-lhes alcançar o equilibrio financeiro e permitir uma expansão segura dos seus negócios. Pela prestação de serviços cobra-se uma comissão.

A consequência de toda aquela gama de serviços prestados se justifica para facilitar o crédito às suas empresas-clientes, propiciando-lhes a oportunidade de negociar os direitos de suas vendas mercantis a prazo. Ou seja: a empresa de FACTORING fornece os recursos necessárias ao giro dos negócios das suas empresas-clientes, através da compra à vista dos créditos, por ela aprovados, resultantes das vendas a prazo realizadas por suas empresas-clientes. É tipicamente uma venda mercantil prevista no Artigo 191 do Codigo Comercial. Como a empresa de FACTORING compra créditos é necessário calcular o preço pelo qual ela vai adquirí-los. Chama-se FATOR DE COMPRA. Empresa de FACTORING não faz empréstimos, ela negocia os títulos originários de vendas.

 
Veja também
 
 »O que é factoring?
 »Factoring é atividade mercantil mista atípica
 »Modalidades de factoring
 »Vantagens do factoring
 »Riscos e preocupações
 »Diferenças entre o Factoring e o Sistema Bancário
 »Amparo Legal do Factoring no Brasil
 
 
 
Voltar
   
(c) 2004 - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Pará