Home > Tipos de negócios > Franquia
 

O que é franquia?

 
Franquia é uma modalidade de negócio comercial, em franca expansão no Brasil e no exterior, envolvendo a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre franqueador e franqueado.

As franquias envolvem a concessão e transferência de:

- marca
- tecnologia
- consultoria operacional
- produtos ou serviços

No Brasil, as franquias encontram respaldo legal na Lei 8.955, de 14/02/94.

Antes de optar por uma franquia, é fundamental que o empreendedor tenha uma visão geral dos aspectos que envolvem o negócio, para tomar as decisões corretas, evitando futuras decepções.

Franchising é uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio.

O Franqueador é a empresa detentora da marca, que idealiza, formata e concede a franquia, do negócio ao Franqueado que é uma pessoa física ou jurídica, que adere à rede de franquia. No sistema de Franchising. O Franqueado investe recursos em seu próprio negócio, o qual será operado com a marca do Franqueador e de acordo com todos os padrões estabelecidos e supervisionados por ele.
A essência do Franchising está na parceria. Por isso, o sistema tem alcançado elevados índices de êxito, medidos por taxas de sucesso das franquias nos mais diversos ramos de atividade.
 
Veja também
 
 »Vantagens e riscos
 »Taxas que envolvem o negócio
 »Diferença entre franquia e negócios
 »Veja o passo-a-passo na aquisição de uma franquia
 »Lei da franquia
 »Estágios da Franquia
 
 
 
Voltar
   
(c) 2004 - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Pará